Confissão #17

Achei interessante a promoção do Portal Literal, que dá um livro de presente, autografado, para o leitor que melhor continuar o texto do autor escolhido. Devem ser enviados para o e-mail redacao@literal.com.br.
Boa sorte! Os textos são de:

Luis Fernando Verissimo
Esta é uma história exemplar, só não está muito claro qual é o exemplo. De qualqer jeito, mantenha-a longe das crianças. Também não tem nada a ver com a crise brasileira, o apartheid, a situação na América Central ou no Oriente Médio ou a grande aventura do homem sobre a Terra. Situa-se no terreno mais baixo das pequenas aflições da classe média. Enfim. Aconteceu com um amigo meu. Fictício, claro.

Lygia Fagundes Telles
Abro meu guarda-roupa e pego a boina e as luvas cor-de-caramelo que a tia fez. Mas essa boina não ficaria melhor sem essa pena de ganso? Mas se tiro a pena pode ficar um buraco no crochê, paciência, eu digo, e enterro a boina até as orelhas. Dou uma eriçada na franja que de tão comprida está entrando pelos meus olhos, tenho que aparar essa franja. Calço as luvas. E aparar as unhas. Olho Matilde que continua taque-taque, roendo as próprias.

Rubem Fonseca
3 - Eu ainda estou na cama e isto tudo foi a memória funcionando. Ou será que não foi? Eu sou hoje um homem tão cheio de dúvidas. Não sei mesmo se fechei as portas e com isso não consigo dormir, chego até a sentir um peso no meu coração. Eu preciso dormir. Vejamos: na porta da varanda, ao checar o trinco eu fiz ploc-ploc com a língua contra os lábios.

Ferreira Gullar
Como se o tempo
durante a noite
ficasse parado junto
com a escuridão e o cisco
debaixo dos móveis e
nos cantos da casa


Zuenir Ventura
Aos que pretendem empreender essa viagem, o autor pede que levem consigo, para o caso de se perderem, três distinções básicas: ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é não querer que o outro tenha. E que prestem atenção: a inveja é um vírus que se caracteriza pela ausência de sintomas aparentes. O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde.

*******
E tem muito mais coisas boas lá no Portal Literal. Como o concurso permanente de contos Exercícios Urbanos, que dá de prêmio R$ 300,00 em compras na Livraria Cultura.

1 Comments:

Anonymous Sonia said...

Olá, Aninha, acabo de ler uma recomendação às sua Confissões lá no blog do Luis Gravatá, no Globo online. Pelo jeito acertei na mosca quando vim parar aqui.

1/27/2006 12:17:00 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home