Confissão #16

Confesso que ter voltado a blogar já terá valido a pena se meu blog tiver força para ajudar a divulgar uma notícia que, a meu ver, é das mais importantes para os/as blogueiros/as com qualquer tipo de interesse em literatura: um concurso do Ministério da Educação que premiará a melhor obra literária escrita na linguagem de blogs, e-mails, comunidades virtuais e grupos de discussão. Essas são palavras do edital. Não sei se existe uma “linguagem de blogs”, mas com certeza existe boa literatura escrita através de blogs, e é isso que provavelmente já chamou a atenção do Ministério da Educação. E não apenas isso, mas também porque já entendeu a influência que as TICs têm sobre a formação de novos leitores. E como se não bastasse, porque também percebeu a importância de se levar novos autores, ou pelo menos autores mais contemporâneos, até os leitores em formação.

Há mais de cinco anos circulo pela blogosfera e ouço reclamações sobre a falta de oportunidade para escritores iniciantes, a falta de concursos, a falta de incentivo e de reconhecimento da qualidade dos textos publicados por aqui. Não concordo muito com tais reclamações, pois acredito que quem procura acaba achando, mas esse concurso com certeza pode ser uma oportunidade para parar de reclamar e colocar a mão na massa. É muito importante que ele seja um sucesso, que receba muitas inscrições, que seja abraçado e amplamente divulgado por e para toda a blogosfera. E ainda contempla a crônica, um gênero tão difundido e bem trabalhado nos blogs. Há um prêmio em dinheiro, 10.000,00 para cada categoria, e a impressão e distribuição de 300.000 exemplares (que escritor brasileiro, mesmo consagradíssimo, sabe o que é isso?).

Divulgue no seu blog, participe, incentive pessoas que você conhece a participar, para que o projeto tenha continuidade:

O Ministério da Educação vai estimular a produção de livros que utilizem a linguagem das tecnologias de informação e comunicação (TICs) destinados aos recém-alfabetizados dos seus programas de educação de jovens e adultos. A iniciativa premiará, no concurso Literatura Para Todos, a melhor obra literária escrita na linguagem de blogs, e-mails, comunidades virtuais e grupos de discussão.
O concurso Literatura Para Todos, cujas inscrições vão até 16 de março, inclui outras categorias de textos: roteiros de vídeo, cinema, quadrinhos, esquetes, scripts, peças teatrais; biografia ou relato de viagem; ensaio ou reportagem; textos da tradição oral; conto ou novela; crônica; poesia. Será selecionada uma obra de cada modalidade. Os oito textos premiados receberão dez mil reais cada e serão publicados com uma tiragem inicial de 300 mil exemplares, em livros que vão ser distribuídos aos alunos do programa Brasil Alfabetizado.
A inclusão das TICs no Literatura Para Todos “não se refere à produção de textos 'didáticos' ou 'explicativos' sobre estas ferramentas”, explica Tancredo Maia Filho, coordenador do concurso no MEC. “A proposta é geração de textos de natureza literária (ficcional) utilizando formatos específicos das TICs como, por exemplo, trocas de e-mails ou estruturação de um blog.”
Outra possibilidade para os concorrentes, diz Maia, “é desenvolver textos de natureza literária (ficcional) envolvendo temas pertinentes às TICs”. Segundo ele, “o objetivo é aproximar destas ferramentas os leitores recém-alfabetizados, tendo em vista os temas e linguagens contemporâneas e os processos futuros de inclusão digital”.
O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques, acredita que os autores selecionados serão capazes de atrair os jovens e adultos em processo de alfabetização, pois “o que há disponível, hoje, para os novos leitores são livros clássicos, com linguagem adaptada para iniciantes, ou livros infantis”.
O edital do concurso pode ser visto na página eletrônica da Secad. (Assessoria de Imprensa da Secad)


********
Links:
- Recebi a notícia via Publishnews
- A notícia no Portal do MEC (vale uma visita) está aqui: Concurso premia livro baseado nas tecnologias de informação
- Aqui o edital e o regulamento em .pdf, na página da SECAD: Edital e Regulamento

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home